Amsterdã e bicicletas

Por 1:37 PM , , , ,

Frio de -3ºC nas ruas e sensação de -5ºC na rua, o que você faz? Anda de bicicleta, claro! Em Amsterdã é assim. No inverno não tem tempo ruim, afinal quase todo mundo tem uma "magrela" e para comprovar que lá a bicicleta não é que nem do lado de cá, principalmente pela infra-estrutura. Enquanto do lado brasileiro bicicleta é sinônimo de lazer e ciclovia é só para diversão de cidade grande. Amsterdã é recheada de estrutura viária na cidade inteira para as bicicletas. Com pista exclusivas, locais quase que totalmente planos e locais para acorrentá-las, do que mais precisa?
Tem filhos? Não é problema. Enquanto os americanos inventam as mini-vans para carregar a filharada, os holandeses tratam de levar tudo de bicicleta. Vejam só essa mãe levando dois filhos de bike bi-articulada! Reparem, ela está na ciclovia, levando os filhos para a escola em plena manhã de inverno.

Agora imaginem se todo mundo aderir à onda de bicicletas, do que será preciso? Estacionamentos de bicicletas, claro! Amsterdã não é só conhecida pelas flores, moinhos e seus canais, os holandeses em geral prezam muito pelo respeito à natureza. Então em cada estação central, há sempre um bicicletário. Mas assim, ENORME de tão grande que é. O mais difícil não é achar uma vaga. É encontrá-la depois. Veja a foto abaixo. Ela fica ao lado da estação central em Amsterdã. Têm 4 andares e vejam, é quase duas vezes o tamanho do hotel Ibis, bem ao fundo, em comprimento. Mas e se não couber lá? Em seu entorno, o que não faltam é bicicleta amarrada, acorrentada, "largadas". Você não tá acreditando né?

Então dê uma espiada na foto mais em close aí em baixo. Tente contar só nesse pedacinho quantas bicicletas existem só do lado direito. Isso que você está vendo é só uma parte de um dos andares daquela rampa de 4 andares que você viu acima. E quer saber mais? A maioria dessas bicicletas não possui marchas. Não é que nem as magrelas brasileiras. Também, em uma cidade plana, pra que marcha?

O trânsito em Amsterdã é fantástico, você pisa na faixa, os carros param. É mais fácil você ser atropelado por uma bicicleta do que por um carro. Afinal, bicicleta não faz barulho. É como os carros elétricos, sempre respeitando o meio ambiente. Portanto, quando estiver em Amsterdã, não deixe de dar umas pedaladas, mas nunca se esqueça onde acorrentou ela, com certeza terão um monte ao lado.

Você também poderá gostar de

0 comentários

Subscribe & Follow